Exposição Virtual Meu olhar NY

Abertura da Exposição Virtual Meu olhar, NY de @fernandafernandesphoto na @marieclairebr

O segmento da Arte e Cultura, um dos mais afetados nesta quarentena, tem feito a criatividade crescer, dentro das limitações impostas. Música na varanda, apresentações de orquestras com cada membro em sua casa e novas formas de apresentar obras reais em ambientes virtuais.

Pinturas, esculturas e fotografias convertidas em objetos 3D, para que a apreciação da arte seja mais próxima da experiência pessoal, como se estivéssemos dentro da galeria, dentro do museu.

Essa possibilidade, que alguns museus e galerias já experimentavam há algum tempo, foi muito aprofundada e refinada diante do fechamento obrigatório de tantas coleções e exposições temporárias.

A tecnologia atual permite que artistas e galerias possam montar suas exposições digitalmente, disponibilizando em um endereço virtual acessível no mundo todo, ao contrário de uma galeria física.

Essa visita é diferente de uma galeria de fotos. É umaexperiência mais profunda. As obras dialogam uma com as outras, a curadoria aparece no posicionamento de cada peça, nos tamanhos escolhidos, nos textos que amplificam a interpretação visual.

Uma galeria virtual separa melhor cada obra, cada série, dentro de uma mesma exposição.

O espaço vazio também é importante, algo que não aparece em uma galeria de fotos, formato tão comum em redes sociais, onde imagens poderosas se perdem em meio ao volume de conteúdo superficial publicado.

Mesmo após a reabertura para visitas presenciais as exposições virtuais continuarão sendo ferramentas ampliando o alcance e as possibilidades da arte no mundo.